terça-feira, 29 de junho de 2010

A Utilização de Recursos Tecnológicos na Educação Infantil

A formação e a atuação de professores para o uso das tecnoçogias na educação é um processo que interrelaciona o dominio dos recursos tecnológicos com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação. Esta tematica, de uso das tecnologias na educação é de suma importancia hoje em dia, pois as crianças já nascem inseridas neste meio de tecnologia que esta sempre avançando e cabe aos professores disponibilizar estes recursos também em suas aulas.
Porém, esta utilização dos recursos tecnológicos na escola é uma preocupação constante de alguns profissionais da área de educação, já que os equipamentos são aliados valiosos no processo de ensino aprendizagem, desde que sejam conscientemente incorporados ao projeto pedagógico.
Está ai o desafio aos educadores em escolher os recursos disponiveis que melhor se encaixem nos propósitos da escola, que levem em conta os interesses dos alunos e que a aprendizagem deles seja valida. a tecnologia na educação é uma ótima ferramenta para enrriquecer as aulas, bem como desenvolver habilidades e competencias dos alunos.
Fato de discussões é a questão do uso do computador em salas de aulas, onde se desenvolvem reflexões sobre esta técnica, podendo assim avaliar os pontos positivos e negativos desta ferramenta. o fato é que os professores, ao utilizarem esta nova metodologia em suas aulas, devem estar preparados e conhecendo muito bem este campo novo, sendo necessária uma mudança de postura do professor frente a este recurso, em seu cotidiano escolar. Por isso, os educadores precisam se preparar para enfrentar esta nova tecnologia na escola que é a utilização da mídia. Revelando assim uma ruptura com as práticas tradicionais de ensino e avançar com direção a uma nova ação pedagógica interdisciplinar voltada para a aprendizagem do aluno.
A formação e a atuação dos professores para o uso das tecnologias na educação é um processo que inter-relaciona o dominio dos recursos tecnológicos com a ação pedagógica e com os conhecimentos teóricos necessários para refletir, compreender e transformar esta ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário