terça-feira, 29 de junho de 2010

Das Salas de Aula aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

As tecnologias são mudanças que acontecem a todo momento em nossa volta, com isso também somos indizidos a mudar, mudam-se as roupas, mudam-se as girias, mudam-se os recursos e, mudam-se também as metodologias de ensino. Com isso diversifica-se a maneiras de ensinar e aprender desde que as tecnologias de comunicação e informação começaram a se expandir na sociedade. Professores e alunos têm contatos durante todo dia com as mídias e guardam em suas memórias informações e vivências a partir das interações com ao diversos programas e essas informações tornam-se referências, que ajudam no avanço dos conhecimentos para novas descobertas e novas aprendizagens. Essas tecnologias de comunicação e informação são utilizadas na educação de uma forma bem diferente do seu uso habitual, pois os professores e alunos que são as pessoas envolvidas no processo educativo formam um grupo específico com objetivos de ensino e de aprendizagem.
O texto enfatiza que o professor precisa ter consciência de que sua ação profissional compete não ser substituída pela tecnologia,mas sim ter uma grande ampliação no seu campo de atuação. e saber utilizá-la adequadamente. .E é por isso que os professores devem se preocupar,pois é preciso que os alunos ganhem autonomia em relação ás proprias aprendizagens,onde consigam administrar os seus tempos de estudos,selecionando os conteúdos que mais lhe interessam,participando mais das atividades independente do horario e o local que estão.É necessário que organizam novas experiências educacionasi em que as tecnológias possam ser usadas em processos cooperativos de aprendizagem,valorizando o diálogo e a participação permanente dos envolvidos tendo o ensino delimitado,fazendo que toda dinâmica da aula se torna prazerosa criando novos vínculos entre os participantes.
Os ambientes virtuais surgem como uma outra realidade e se abre para a criação de espaços educacionais radicalmente diferentes, principalmente a distancia. Esses espaços virtuais de aprendizagem oferecem condições para a interação permanente entre os seus usuários. A flexibilidade da navegação e as formas de comunicação oferecem aos estudantes a oportunidade de definirem seus próprios caminhos de acesso ás informações desejadas, garantindo aprendizagens personalizadas.
Essas novas realidades educacionais se apresentam como desafios para pensarmos sobre a realidade da escola e da atuação do professor e alunos. A escola como conhecemos hoje, terá que aos poucos ser mudada e essas transformações não mudarão a função principal em relação à educação da atual e das futuras gerações. Precisamos sim, reestruturar os objetivos de ensino e de aprendizagem e principalmente do sistema escolar como um todo para inserir as mais modernas tecnologias de informação e comunicação.

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