quinta-feira, 20 de maio de 2010

O Lugar das Tecnologias nos Planos de Aulas

Quando os professores buscam técnicas diversificadas envolvendo a tecnologia em sala de aula, eles têm a intensão de oferecer aos estudantes conteúdos diferentes e criativos. Acredito que o papel do professor é motivar os alunos e, para isso, é preciso que as aulas sejam estimulantes e dinâmicas. Dessa maneira, muitas vezes, a união de conteúdos considerados “chatos” com os recursos tecnológicos disponíveis é a atitude que mais dá certo, pois os alunos participam mais quando o professor inova em uma aula expositiva, utilizando, por exemplo, um data show ou fazendo um trabalho com câmeras digitais, em que os alunos devem registrar, momentos de seu cotidiano, utilizando os tempos verbais já trabalhados em aula. Acredito que essa tecnologia veio somar com a educação, os alunos aprendem bem mais quando o conteudo trata de assuntos do interesse deles. Nessa hora o professor deve dar oportunidade para o aluno descobrir também novas tecnicas, pesquisando assuntos ligados aos conteudos, não somente em livros,mas na internet. Porem,o professor, ao propor pesquisas na internet, por exemplo, deve ficar ligado no que o aluno esta pesquisando, se realmente tem fundamento, se é uma pesquisa que vai trazer conhecimentos verdadeiros para o seu aprendizado. Alem de tomar cuidado para que os alunos não se tornem escravos dessa pesquisas, acomodando-se e deixando de fazer suas próprias criações para copiar tudo pronto da internet. Isso acontece muito e não tras aprendizado nenhum para o educando.
Contudo, devemos nos ater à tecnologia digital como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.O professor pode mandar pesquisas para casa sobre a linguagem verbal e não-verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; propor aos alunos desenvolver o jornal da escola ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário