Texto 2.
Vivemos em um mundo com constantes transformações, as sociedades se modificam à medida em que os valores são alterados de acordo com a evolução dos tempos. Vivemos na era da globalização, tudo se converge, os limites vão desaparecendo. Globalização e neoliberalismo são, sem dúvida, marcas de nosso tempo. A sociedade contemporânea em que vivemos é marcada por mudanças. Mudanças de paradigmas, mudanças culturais, sócio-econômicas e de valores, que implicam necessariamente em uma readaptação do indivíduo em seu meio. Frente a tantas mudanças, que não deixam de interferir no afeto e no comportamento, o indivíduo em sua unicidade e a própria coletividade têm sentido os efeitos desses impactos. Esta sociedade em que estamos inseridos exige de nós uma série de habilidades, tais como, criticidade, criatividade, capacidade para pensar e agir com autonomia e ousadia, entre tantas outras competências.
Em vista disso, tanto em casa, na família, como na escola, pais e professores devem estar atentos para essas mudanças e saber como agir frente aos alunos, ter o domínio para educar essas crianças e prepara-las para enfrentar a sociedade moderna. Essas transformações, na era da globalização, incidem tanto sobre a cultura como sobre a educação. Também a maneira de se perceber o trabalho mudou muito. Enquanto as sociedades tradicionais percebiam o trabalho como um esforço físico, a sociedade contemporânea percebe o trabalho como uma manifestação de genialidade e criatividade, uma vez que a especialização faz-se cada vez mais dominante e atuante. Hoje, a especialização se faz importante, porque a mão de obra é capital, o capitalismo consiste em explorar a mão de obra para produzir novos bens e sustentar a sociedade.
A sociedade contemporânea é marcada pelo individualismo. A necessidade crescente de o indivíduo precisar cada vez mais de se qualificar, estudar, se informar, é um processo solitário, mesmo que aconteça em grupo. A internet e as possibilidades cada vez maiores de o indivíduo poder resolver seus problemas via computador, fazem com que as relações interpessoais cotidianas sejam cada vez mais desnecessárias.
A educação é tida como o maior recurso de que se dispõe para enfrentar essa nova estruturação do mundo. Dela depende a continuidade do atual processo de desenvolvimento econômico e social. Portanto, o desafio ao educador, está na incorporação de novas tecnologias a novos processos de aprendizagem que oportunizem ao discente atividades que exijam não apenas o seu investimento intelectual, mas também emocional, sensitivo, intuitivo, estético, etc, tentando não simplesmente desenvolver habilidades, mas o indivíduo em sua totalidade.
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